Já houve épocas em que a relação “produção X tempo” era o atributo de destaque das empresas e o que conferia competitividade entre elas.
Mas hoje em dia, com o afloramento das questões ambientais, principalmente, há a necessidade de humanização das marcas.
Qualquer organização que quer se manter competitiva no mercado precisa implementar os pilares da sustentabilidade em seu negócio.
Sustentabilidade: muito além do meio ambiente
Antigamente acreditava-se que a sustentabilidade estava relacionada intrinsecamente à proteção do meio ambiente. Porém, o conceito é mais amplo.
A sustentabilidade envolve igualdade, justiça social, crescimento econômico, desenvolvimento das populações locais e promove valores éticos.
Pilar social
As empresas precisam se preocupar com todas as pessoas que estão relacionadas com sua atividade. Trata-se dos funcionários, do público-alvo, seus fornecedores, a comunidade em seu entorno e a população como um todo.
As ações socialmente sustentáveis vão além de promover férias e benefícios aos funcionários. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos envolvidos. A ideia é proporcionar um ambiente adequado e saudável para fortalecer as relações pessoais e profissionais. O funcionário deve ser visto não apenas no âmbito profissional mas também no pessoal antes de qualquer coisa.
Uma empresa socialmente responsável promove igualdade de direitos e oportunidades para todos. Promove distribuição de riqueza igualitária e acesso a serviços e recursos para uma vida mais digna. Estamos falando de acesso aos recursos e serviços essenciais para uma vida digna, como a educação, saúde, alimentação e habitação, em alinhamento com os Direitos Humanos. Assim, para estar de acordo com esse pilar, as empresas precisam garantir boas condições de trabalho, salários justos, ambientes que favoreçam o bem-estar e que preservem a saúde dos seus funcionários. É necessário garantir serviços que amparem a comunidade como um todo.
Esta questão social deve estar na pauta dos governos e das empresas, colocando as questões sociais no centro das suas preocupações e atitudes.
Pilar econômico
Não podemos falar de sustentabilidade sem levar em consideração o planejamento financeiro da sua empresa. Em essência, este pilar garante que um negócio se mantenha rentável ao longo de suas operações. A sustentabilidade só é possível quando também atinge a economia.
O desenvolvimento econômico não deve existir a custos de um desequilíbrio nos ecossistemas ao seu redor. De nada adianta lucrar mas ter impactos ambientais e explorar más condições de trabalho. Mais do que lucrar com a sua oferta de produtos ou serviços, é preciso ter certeza de que esse lucro respeita os seus trabalhadores e o meio ambiente, além de garantir uma relação justa de competitividade com os seus concorrentes.Dessa maneira a empresa não atende a esse pilar. Ou seja, quando uma empresa vê sua atuação baseada apenas no pilar econômico, os pilares sociais e ambientais são afetados.
O pilar econômico está intrinsecamente relacionado ao pilar ambiental. Ao economizar recursos e diminuir materiais, água e energia, os custos são reduzidos e os lucros aumentam.
Um dos conceitos do pilar econômico é a economia circular. Este sugere que ao invés de produzir produtos que tenham início, meio e fim, tenham vidas cíclicas, ou seja, que quando cheguem ao final de sua vida útil, ao invés de serem descartados, possam ser reaproveitados, reutilizados, reciclados, trocados, revendidos e ressignificados.
Pilar ambiental
Como o nome já sugere, este pilar busca reduzir ao máximo os danos ambientais que podem ser causados pelo processo de produção industrial, além de inclusive evitar desperdícios no processo. As ações ambientalmente sustentáveis vão desde a redução do uso de talheres plásticos dentro da empresa e do uso de papel, até às mais elaboradas como a realização do processo de gerenciamento de resíduos.
Algumas práticas interessantes relacionadas a esse pilar são a utilização de matérias-primas renováveis, reuso de água, reciclagem e reaproveitamento de resíduos.
A ideia é desenvolver novas formas de atuação que respeitem os limites do nosso planeta e que não impliquem a degradação dos sistemas naturais e a redução da biodiversidade.
Se você quer aderir, pode começar prestando atenção em como você economiza água e energia, e em como reduz a produção de lixo em casa. Além disso, pode dar início hoje mesmo à elaboração de um projeto sustentável para sua família ou seu bairro. Esses conceitos podem ser aplicados tanto de maneira macro, para um país ou próprio planeta, como micro, sua casa ou uma pequena vila agrária.
Por que uma empresa deve ser sustentável em termos de competitividade de mercado?
Através da promoção dos métodos ambientalmente amigáveis, uma companhia é colocada à frente da concorrência e atrai novos públicos que optam por consumir produtos sustentáveis.
Referências:
teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee
indigoag.com.br/pt-br/blog/os-3-pilares-da-sustentabilidade
geotechconsultoria.com/entenda-os-3-pilares-da-sustentabilidade/
uselinus.com.br/blogs/li-na-linus/pilares-da-sustentabilidade
proambientaltecnologia.com.br/conheca-os-3-pilares-da-sustentabilidade/
beecircular.org/post/pilares-da-sustentabilidade
hmoduloenergia.com/conheca-os-pilares-da-sustentabilidade/
Fonte:
Share this content:
Um comentário sobre “ENTENDA OS 3 PILARES DA SUSTENTABILIDADE: SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL”
Danke!