10 DICAS DE COMO REDUZIR O USO DO PLÁSTICO NA COZINHA
Confira dicas sobre como reduzir o plástico na cozinha!
1. Substitua as esponjas convencionais por vegetais
Elas parecem inofensivas, mas representam um grande risco à saúde e ao meio ambiente.
Além disso, a composição da esponja sintética é uma mistura de polímeros e abrasivos, ou seja, é 100% plástico.
Uma solução é esta esponja feita a partir de redes de pesca, que pode durar até 6 anos! As redes de pesca também são um enorme problema ambiental, uma vez que são descartadas nos oceanos e causam a morte de animais que se embolam com elas.
Opte também pelas esponjas vegetais!
2. Cuidado na hora de pedir delivery
Além das embalagens de papel e plástico, muitos restaurantes acabam enviando talheres de plástico. Quando for fazer o pedido, solicite que não enviem estes.
Que tal optar por talheres de bambu? Assim como a escova, os talheres de bambu são feitos a partir de fontes renováveis, portanto são menos nocivos ao meio ambiente. Eles podem ser compostados e boa parte é de produção artesanal. Em comparação com o plástico, o talher de bambu é muito mais resistente a quebra, manchas e de fácil higienização.
3. Compre a granel
O grande barato das compras a granel é que você não consome embalagens plásticas!
Comprando exatamente a quantidade que deseja, também não há desperdício de alimentos nem de dinheiro. Pois pelo fato de não virem em embalagens, acabam custando mais barato.
Sua alimentação fica mais saudável. Indo a lojas que vendem a granel é muito comum encontrar frutas, cereais, grãos, chás e temperos.
Para comprar a granel, tudo o que você precisa são sacos de pano e potes de vidro.
Sobre os potes de vidro, uma boa ideia é reutilizar potes de azeitona, molho de tomate e geleia. Você pode usá-los diversas vezes! A dica aqui é colocar farinhas, açúcares, temperos e demais produtos em pó, pois estes ítens são mais complicados de colocar e tirar dos saquinhos de pano.
4. Substitua as vasilhas de plástico por de vidro
Assim você guarda e conserva os alimentos de forma mais sustentável. Você também pode usar as vasilhas de vidro para congelar, cozinhar no forno ou conservar no frigorífico. Aquecer no microondas também é uma boa função dos potes de vidro, uma vez que não liberam químicos nos alimentos assim como os recipientes de plástico quando aquecidos.
5. Café moído como esfoliante
Você sabia que os esfoliantes possuem microbolhas de plástico?
Use a borra de café que sobra após o preparo para esfoliar a pele de forma sustentável!
6. Plante seus vegetais
Muitos pensam que é necessário ter um sítio ou então uma casa com um quintal grande para começar uma horta. Porém, nos últimos anos essa prática vem se popularizando, seja em casas ou então apartamentos com pouco espaço disponível.
Assim você evita as embalagens de plástico!
Ter uma horta em casa é sustentável por diversos motivos. Não há emissões de gases por meio do transporte de alimentos, desmatamento, produção de lixo e trabalho escravo, por exemplo. Além disso, as hortas podem contribuir para melhorar a qualidade do ar.
7. Filme plástico para sanduíches
Outro item de plástico descartável que compramos repetidamente são os sacos de sanduíche. Em vez disso, você pode comprar um saquinho reutilizável uma vez e guardá-lo para sempre.
8. Tábua de corte
Uma tábua de corte feita de bambu sustentável é um substituto seguro e natural para uma tábua de corte sintética que libera microfragmentos de plástico conforme você corta e fatia.
9. Mexendo ovos
Mexa os ovos do café da manhã com uma espátula não tóxica de silicone ou bambu que não libere toxinas sob o calor como uma ferramenta de plástico.
10. Produtos de limpeza
Escolha produtos de limpeza ecológicos que sejam adequados para o nosso ambiente e saúde. A maioria dos produtos de limpeza domésticos estão cheios de produtos químicos que são prejudiciais para nós e vêm embalados em plástico. Produtos de limpeza naturais e caseiros, como bicarbonato de sódio, suco de limão e vinagre, são muito mais ecológicos. Os produtos de limpeza ecológicos são biodegradáveis e têm muito menos impacto no meio ambiente, uma ótima maneira de manter nossa casa limpa.
Fonte:
Share this content: